sobre

O EARTHfest - Festa da Terra é um evento anual promovido pela FAREDUCA que celebra o Dia Mundial da Terra (22 de Abril).

O evento pretende dar a conhecer o trabalho de pessoas e organizações comprometidas com o desenvolvimento sustentável, constituindo-se como uma mostra dialogante, aberta a toda a comunidade, de caminhos inspiradores e transformadores da nossa forma de estar e viver na casa comum, o Planeta Terra.

Em particular – e em linha com o foco de atuação da FAREDUCA – o EARTHfest dá destaque aos parceiros que atuam nas interseções entre ciência, arte e educação, assumindo o claro propósito de disseminar conhecimento e capacitar as diferentes gerações para as mudanças que irão afetar o nosso futuro comum.


A 5ª edição do EARTHfest é co-organizada pela FAREDUCA e a Câmara Municipal de Lisboa, através da Divisão de Gestão do Parque Florestal de Monsanto, realizando-se no fim-de-semana de 20 e 21 de maio de 2016, no Centro de Interpretação de Monsanto (CIM).


Habitar o Verde

Este ano, o evento terá como tema Habitar o Verde, associando-se às comemorações do Dia Mundial da Terra (22 de abril), Dia Mundial da Biodiversidade (22 de maio - especialmente celebrado pelo CIM) e Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) - e à iniciativa do Fórum Terra (22 de abril a 22 de maio), promovido pela associação Fazedores da Mudança.

O desafio que lançamos com o tema desta edição é o de refletir e sensibilizar todos para a importância de vestir o verde, assumindo as preocupações do presente (e a comprovada insustentabilidade do atual modelo e paradigma de desenvolvimento humano no planeta Terra), para focalizar caminhos que se abrem na ação concreta dos que já estão a trabalhar em prol da sustentabilidade e na forja de novas ações, em mais amplas redes e parcerias.

Com este tema, pretendemos, pois, reforçar as seguintes mensagens...

Habitar o Verde dentro de nós - religando-nos aos valores e contextos da terra e da natureza, em práticas que promovam a harmonização do ser, incrementando a nossa saúde e bem-estar;

Habitar o Verde com os outros - comungando, nas nossas relações com os outros, nesses princípios e práticas; e

Habitar o Verde onde estamos e no que fazemos - tornando os locais que habitamos, onde desenvolvemos as nossas atividades e que frequentamos, mais económicos, ecológicos e social/ humanamente sustentáveis;
Em especial:

Habitar o Verde na cidade - reduzindo a intensidade consumidora e poluidora dos centros urbanos, "injetando o verde" no território, nos fluxos de matéria e energia, nos processos/ atividades e nas pessoas; e

Habitar o Verde na ciência, na arte/ cultura e na educação: no nosso compromisso ético pelo que professamos e na prática do que fazemos - aspirando sempre a uma harmonização.

Pelo silêncio, o tempo presente, o sorriso e a alegria, a disponibilidade para escutar, observar, sentir, unir e cuidar. Nutrindo agora, num tempo que é de todos, a ancestral poética da compaixão que subsistiu a tantos seres de excepção que, com a sua singular ação, foram sendo capazes de transformar o mundo. Porque cremos sinceramente que, juntos, conseguiremos fazer mais e melhor.
 

+ INFO:


Sem comentários: